By continuing to browse our site you are agreeing to our cookie policy
Os Wipeout Beat são a nova banda de três veteranos da cena musical de Coimbra. Carlos Dias, Pedro “Calhau” Antunes e Miguel Padilha têm os seus nomes ligados a bandas conimbricenses com sonoridades tão diversas como Bunnyranch, Subway Riders, Garbage Catz, A Jigsaw, Objectos Perdidos, entre outras.
Tudo começa em 2016: as jams e brincadeiras com velhos teclados que foram encontrando nas feiras de velharias e lojas de 2ª mão, transformaram-se em coisa séria que tinha que ser gravada. E assim foi! O resultado foi bom, resolveram encontrar um nome, e em 2016 estrearam-se em palco. Com preferência por teclados clássicos da Casio, uma guitarra e uma velha caixa-de-ritmos da Roland, o som foi crescendo com a destreza de tocar instrumentos que nenhum tinha tocado a sério até essa altura. Pedro Calhau, baixista exímio, cria agora com a guitarra, algo que tanto tem de western como do rock inato das bandas de Coimbra. Os teclados, tocados pelos três, soam ao mais sujo do garage, aos sons minimais dos Suicide ou do Philip Glass, a uma “eletrónica primitiva”, tudo ao ritmo de um Roland CR-8000, que faz com que seja impossível não bater o pé.
Em 2017, editaram na plataforma Bandcamp, quatro faixas a que deram o nome de Three Amigos EP e que incluem também na edição física do primeiro disco lançado em 2018. Produzido nos Estúdios Blue House em Coimbra, com a dupla Jorri/João Rui dos A Jigsaw e editado pela Lux Records, Small Cities Big Thoughts é o resultado de ano e meio de longas e divertidas noites, a descobrir, explorar e criar algo de que se orgulham: música simples para
gente descomplicada que gosta de dançar.
Em 2021 lançaram No More Nights_Alpha 60 / Stupid (Video Version), em Vinil 7” com uma edição limitada que, rapidamente, esgotou. Continuam a viajar entre o passado e o futuro contendo no lado A “No More Nights_Alpha 60”, uma canção sobre uma ex-relação improvável, numa versão com um toque de Alphaville de Jean-Luc Godard e, no lado B, “Stupid - Video Version”, a primeira música que gravaram em 2017 com a ajuda do Sérgio Cardoso (Twist Connection) e que se encontra em vídeo no Youtube. Uma espécie de demo, ainda com os beats mais primitivos, e apenas com Casios.
Wine Nights Fantastic Stories é o segundo disco da banda com lançamento marcado para o
dia 23 de Dezembro com o selo da Lux Records.
The event is over!
See Village Underground's other events here